Exames:


No atendimento para a investigação da tontura e vertigem o paciente contará com uma consulta especializada com duração mínima de 1 hora, permitindo uma avaliação correta e com o tempo necessário para que as condutas pertinentes a cada caso sejam tomadas.

Nesta consulta, já estarão inclusos alguns dos exames mais utilizados mundialmente para avaliação da tontura. Eles não causam efeitos adversos e, em conjunto, são extremamente precisos para a avaliação do paciente. São eles:

Video Head Impulse Test (vHIT)

O exame consiste no uso de óculos especial pelo paciente que avalia a movimentação ocular por meio de uma câmera de infravermelho. Sendo assim, são realizadas movimentações com a cabeça em diversas direções, avaliando a capacidade dos olhos de fixar o olhar em um ponto. O exame é muito bem tolerado e não causa tontura.

Videonistagmografia (Vectoeletronistagmografia)

A videonistagmografia, também chamada de vídeo-oculografia, é uma forma de registro do movimento dos olhos que avalia a função do labirinto e do sistema nervoso central, para auxiliar o diagnóstico de doenças que causam tontura, vertigem, desequilíbrio ou zumbido.

Posturografia computadorizada

Avalia o equilíbrio do paciente ficando de pé sobre uma plataforma que registra o balanço do corpo.



Atendimento:


Reabilitação Vestibular

Trata-se de um tratamento complementar, não invasivo, baseado em manobras e exercícios físicos repetitivos de olhos, cabeça e corpo, que visa a recuperar o equilíbrio.

Manobras de reposição canalicular para vertigem posicional

Manobras baseadas em mudanças da posição da cabeça, que normalmente são executadas na maca, e visam reposicionar partículas de cálcio (otocônias ou "cristais").